top of page

A Cultura como formação de cidadania

Atualizado: 18 de jul. de 2023

Contando um causo sobre uma aventura na Dinamarca!


Em 2010 tive bolsa de estudos para desenvolver uma parte do meu doutorado na Itália, em Milão, na Universidade degli Studi Bicocca. Uma parte da minha pesquisa se relaciona aos estudos sobre o Imaginário, sobre a imagem. E a outra parte é sobre os processos de criação de grupos de teatro que valorizam capacidade de simbolizar dos artistas criadores e por conta disso fiz, desse período, uma curso na Dinamarca, na cidade de Hostelbro, com o grupo Odin Theatret. Foram dez dias de formação, atividades práticas, discussões, apreciação de espetáculos, palestras e aulas.

Uma das aulas foi sobre como a cidade de Hostelbro criou uma biblioteca, um museu para o qual comprou obras de Arte e coleções de artefatos e passou a manter com salário um pequeno grupo de teatro, o Odin e como espaço ofereceu um antigo curral. Nesse espaço eles criaram barracões e desenvolveram seus espetáculos e passaram a oferecer formação para interessados em sua proposta.

Como se tornou muito conhecido, o longevo grupo atrai pessoas de todo o mundo para seus cursos. E assim a cidade atrai turistas para fazer cursos, visitar suas obras e desenvolve uma formação de cidadania que envolve um conjuntos de valores, de processos simbólicos que representam um grupo de pessoas. Em Hosltelbro a cada esquina nos deparamos com obras de Arte que expressam sentimentos e a "falam" sobre a condição humana.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page