SOBRE
Professora, Atriz e Contadora de histórias.
Doutora em Educação na Faculdade de Educação da USP com formação na Itália na “Università degli studi di Milano Bicocca” (Doutorado com período sanduíche).
Tese: “Processos de criação: Teatro e Imaginário” sob orientação do Prof. Marcos Ferreira-Santos Mestre em Arte-Educação pela ECA-USP com a dissertação: “Uma experiência em Teatro e Educação: A história do menino navegador Ilo Krugli e seu indomável Ventoforte”. Orientação da Prof. ª Regina Machado.
Especialista em Arte-Educação pela ECA-USP.
Graduada em Terapia Ocupacional pela FOFITO-USP.
Atua com o grupo Caixa de Fuxico desde 1999 em espetáculos e narrativas para crianças e adultos. Atuou nos grupos Ventoforte, Os Sátyros, Núcleo Macabéa em temporadas, festivais e processos de pesquisa e criação de espetáculos.
Atua há mais de vinte anos com Ensino de Arte em escolas, universidades, cursos livres na formação de crianças, jovens, professores e artistas.
Professora convidada no Curso de Especialização “Arte na Educação: Teoria e Prática” do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP desde 2015 com o módulo: “Processos de criação: Teatro e Imaginário”.
Professora convidada de Teatro no Centro Universitário Maria Antônia da USP no módulo “Processos de criação: Teatro e Imaginário” 2011-2014.
Articuladora da Área de Processos Artísticos Pedagógicos do Programa Vocacional da Divisão de Formação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, 2019.
Artista-formadora em “Corporeidade e Processos de Criação em Teatro e Imaginário” para o grupo “Pé de Zamba” no projeto “SerTãomar” promovido pela Lei de Fomento ao Teatro da Prefeitura Municipal de São Paulo, 2019.
Artista-Formadora em “Teatro e Imaginário” para o grupo de teatro Sinhá Zózima no projeto “Os minutos que se vão com o tempo” promovido pela Lei de Fomento ao Teatro da Prefeitura Municipal de São Paulo, 2015.
Artista-formadora em Teatro e Imaginário para o Núcleo Macabéa, no projeto “Tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas” janeiro/fevereiro de 2016, promovido pela Lei de Fomento ao Teatro da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Artista formadora no projeto “Plantar no ferro frio do ônibus o ninho : residência artística por um teatro do encontro sem fronteiras” promovido pela Lei do Fomento ao Teatro da Prefeitura Municipal de São Paulo para o grupo de teatro Sinhá Zózima jun/julh/ago/2012).
Professora da equipe de Literatura no projeto “Leitura de mundo letramento e alfabetização: espaços e tempos das linguagens do brincar” – coordenado pela Profª Drª Marina Célia Moraes Dias da FEUSP ministrado para professores de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo – 2004.
Assessoria em Teatro e Educação na E. M. E. F. Aldo Ribeiro Luz para professores do Ensino Médio -2002.
INTERESSES EM PESQUISAS
Formação
A relação da formação da subjetividade e o papel das aulas de Artes: conhecimento e expressão
Formação de professores-artistas
Cultura Popular como inspiração e aprendizagem
Fundamentação do Ensino de Artes
Arte e capacidade simbólica.
1988- 1994 Graduação em Terapia Ocupacional
Universidade de São Paulo
Título: Terapeuta Ocupacional.
1995 Especialização em Arte e Educação
Universidade de São Paulo ECA -USP
Título: Especialista em Arte-Educação.
2000-2003 Mestrado em Artes
Universidade de São Paulo
Título: Mestre em Artes.
2007 -2011 Doutorado em Educação com período sanduíche na Università degli Studi Bicocca.
Universidade de São Paulo
Título: Doutora em Educação.